sexta-feira, 6 de junho de 2008

Protocolos

Protocolos são programas e dever ser instalados em componentes de rede que precisam deles. Computadores só podem comunicar-se entre si se utilizarem o mesmo protocolo. Se o protocolo usado por um computador não for compatível pelo usado em outro, eles não podem trocar informações.

Tipos de Protocolos

Dois tipos de protocolos existem hoje: abertos e específicos.

Protocolos Abertos

Protocolos abertos são protocolos feitos para o padrão da indústria. Eles se comunicam com outros protocolos que utilizam o mesmo padrão. Um protocolo aberto não possui dono e todos os sistemas podem fazer implementações livremente.

Protocolos Específicos

Protocolos específicos são feitos para ambiente de rede fechados e possuem dono.

Tipos de Transmissão de dados

Protocolos roteáveis permitem a transmissão de dados entre diversos segmentos de uma rede. O problema é que o grande volume de certo tipo de tráfego deixa a velocidade de conexão muito lenta. A quantidade de tráfego gerada em uma rede, pode ser de três tipos: Unicast, Broadcast e Multicast.

Unicast

Em uma transmissão unicast, uma cópia separada dos dados são enviados de sua origem para cada computador cliente que os requeste. Nenhum outro computador na rede precisa processar o tráfego gerado. No entanto, em uma rede com muitos computadores o unicast não é muito eficiente pois o computador de origem terá que transmitir múltiplas cópias dos dados(resultado, ficará lento). O unicast é bom de ser usado em apenas pequenas redes.

Broadcast

Esse é o tipo de transmissão preferido da turma que gosta de um Denial of Service. Nesse tipo de transmissão, os dados são enviados apenas uma vez mas para toda a rede. Esse processo não é muito eficiente pois faz a velocidade cair bastante já que todos os computadores irão receber os dados. Mesmo os hosts que não fizeram o pedido receberão os dados. Somente não irão processa-los.




Multicast

É uma mistura dos dois. É enviada apenas uma cópia dos dados e somente os computadores que fizeram o pedido os recebem, assim evitando de se causar um tráfego muito intenso e consequentemente um congestionamento no rede.

NetBios

A interface NetBIOS (NetBEUI) foi um dos primeiros protocolos disponíveis para uso em redes compostas de computadores pessoais. Como o próprio nome diz, o NETwork Basic Input Output System, foi designado para ser um protocolo eficiente e pequeno para uso em redes caseiras não roteadas de cerca de no máximo 200 computadores.

IPX/SPX

Internetwork Packet Exchange/Sequenced Packet Exchange (IPX/SPX) é um protocolo desenvolvido especificamente para a estrutura Novell NetWare. O IPX define o endereçamento da rede NetWare e o SPX fornece segurança e confiabilidade ao IPX. (O SPX é como aqueles caras que só se sentem seguros ao lado da esposa).

Apple talk

Protocolo criado pela apple para utilização em redes macintosh para o compartilhamento de arquivos e impressoras. É componente específico, ou seja não é um padrão do mercado.

TCP/IP

Diferentes dos outros protocolos visto aqui, o TCP/IP na verdade é um conjunto de muitos protocolos. Usando uma arquitetura cliente-servidor quase perfeita, esse conjunto de protocolos possibilita praticamente todo tipo de sistema operacional e rede de se comunicarem entre si, possibilitando até a criação da Internet.

IP

O IP (Internet Protocol) é o responsável por rotear e entregar os pacotes contendo as informações que serão enviadas. O endereço IP contém um cabeçalho aonde estão indicados os endereços de redes e de hosts. Esse endereço é representado por quatro bytes separados por pontos. Por exemplo:

200.202.36.251

Portas

Se você quisesse colocar um servidor de homepage e um servidor de jogos em um host tendo um só endereço IP seria impossível. Como o cliente saberia indentificar qual dos servidores precisa conectar? Para isso criaram as portas. Elas indentificam conexões utilizando números de 0 a 65536.

DNS

Já imaginou se você tivesse que decorar o endereço IP de todas as páginas que visita na Internet? No máximo uns 10 você decoraria, mas e o resto? Para acabar com esse problema surgiu o DNS. A sua função é procurar em um banco de dados um nome que corresponda a um IP. Quando digitamos http://www.yahoo.com/ por exemplo, não precisamos saber o endereço IP. O DNS do nosso provedor de acesso vai checar nome em seu banco de dados e se encarregar de nos direcionar ao IP encontrado. Olha que protocolo conzinho J.

SMTP

O Simple Mail Transfer Protocol é o protocolo responsável por entregar mensagens de e-mail a um destinatário. Toda vez que seus e-mails são enviados, um servidor smtp se encarrega de leva-los ao seu destino. O interessante do SMTP é que ao contrário do POP3 (visto a seguir), não é necessário senha para enviar um e-mail. Eu posso abrir o Microsoft Outlook e mandar e-mails como se fosse George Bush ou Tom Cruise. A falta de segurança no envio de mensagens é o ponto de partida para a facilidade da se enviar e-mails anônimos (como visto em anonimidade).

POP3

O POP3 já necessita de senhas para poder habilitar o acesso dos usuários às suas caixas postais, além de saber “re-montar” os arquivos enviados em formato MIME com o SMTP. Uma grande desvantagem dele é que fica muito fácil fazer um ataque de bruteforce pra tentar descobrir as senhas, já que a maioria dos servidores possui falhas que possibilitam softwares maliciosos de ser rodados.

TELNET

Telnet, ou terminal remoto é um modo de se acessar remotamente sistemas como se você estivesse operando localmente. Por exemplo: usando o telnet (e um trojan instalado) podemos ter acesso ao MS-DOS de qualquer um. Do mesmo modo que poderíamos digitar comandos para listas, copiar e apagar dados, conectados a outro computador também podemos.

FTP

File Transfer Protocol é seu nome real. O protocolo de transferência de arquivos serve única e exclusivamente para ser um banco de software. Não se pode executar programas remotamente como no caso do telnet. Apenas pegar e colocar arquivos. Uma de suas vantagens é, como ele é usado somente para transferência de arquivos, sua velocidade pode chegar a ser muito maior do que pegar arquivos em HTTP (visto mais à frente).





HTTP

O Hyper Text Transfer Protocol é o protocolo responsável de transmitir textos, imagens e multimídia na Internet. Sempre que você abre uma homepage ( mesmo que ele só contenha textos ), você está usando esse protocolo. Quando você for baixar um arquivo, preste atenção no link. É muito provável que de uma página navegada por HTTP, se envie a um servidor FTP.

SNMP

Simple Network Management Protocol. Algo como protocolo simples para manejar a rede. E é exatamente isso o que ele faz. Usando o SNMP você pode obter informações detalhadas sobre contas de usuários, equipamentos de rede, portas e serviços abertos e muito mais.

Nenhum comentário: