sexta-feira, 6 de junho de 2008

Ferramentas TCP/IP

Programas úteis:

São muitos programas úteis para TCP/IP, muito vem ate no Windows e também roda no Linux e no Unix que são bastante úteis para configura, alterar o protocolo e ate invadir sistemas operacionais e servidores. Segue alguns exemplos de programas:
· DirectUpdate 3.5.8
Automaticamente atualiza o IP so servidor DNS para o seu próprio IP, mesmo que seja dinâmico, pois checa periodicamente, e assim que detecta um novo IP, atualiza seu nome de domínio.
· Gerenciadores de Conexão e Medidores de Velocidades >>>
VitalSuite,
Vital Agent IT,
Traffic Quota
· Verificação de bloqueios de Portas
PortDetective
Port Probe
Shields Up
· Teste seu Farewall
Mycio
Webtrens Security Analyser
· Traçadores de Rota
Analogx
NeoTrace
VisualPoute

ARP (Address Resolution Protocol):

O ARP é outro protocolo essencial, porém pouco conhecido, que trabalha em conjunto com o TCP/IP. O ARP (Address Resolution Protocol) é uma forma simples de descobrir o endereço MAC de um determinado host, a partir do seu endereço IP e altera-los também. Sem ele, diversos serviços, incluindo o DHCP, não funcionariam, Exemplos:
· arp –a [endereçoIP] [-N IPÌnterface]
· arp –s endereçoIP endereçoMAC [IPInterdace]
· arp –d endereçoIP [IPInterface]

Parâmetros:

EndereçoIP: Especifica o endereço IP a resolver ou alterar.
EndereçoMAC: Especifica o endereço MAC a acrecentar ao cache do ARP. O endereço MEC é composto por 6 Bytes separados por hífen.
IPInterface: Especifica o endereço IP da placa de rede cuja tabela ARP deverá ser alterada.
-a: Exibe as entradas de cache do ARP.
-g: Exibe as entradas de cache do ARP.
-d: Exclui do cache do ARP o Host especificado por endereçoIP. Se IPIterface for especificado, exclui o host do cache da placa de rede indicada.
-s: Apresenta ao cache do ARP uma associação entre endereçoMAC e endereçoIP. Se IPInterface tiver sido Especificado, acrescenta a associação no cache do ARP da placa de rede indicada por IPInterface.
-N: Especifica o endereço IP da placa de à qual o comando se aplica.


FTP (File Transfer Protocol)
É uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecido como ficheiros) de um ou para um computador remoto. Exemplo:
· ftp [ -v] [-d] [-i] [-n] [-g] [-s:nomearq] [-a] [-w:tamanho] [computador]

Parâmetros:

-v : Elimina as mensagens de resposta do servidor. –d: Ativa o modo de depuração, exibindo os comandos FTP enviados e recebidos. –i: Desativa a confirmação para a transferência de cada arquivo em operações com múltiplos arquivos. –n: Elimina o login automático na conexão inicial. –g: Desativa o globbing, que permite o uso de caracteres de máscara (*, ?) em nomes de arquivos.
–s: Especifica um arquivo de texto contendo os comandos FTP a serem executados automaticamente. –a: Utiliza qualquer placa de rede para estabelecer a conexão com o servidor FTP.
–w: Define o tamanho do buffer de transferência (o default é de 4 KBytes).

IPCONFIG
Exibe todos os valores de configuração de rede TCP/IP atuais e atualiza as definições do protocolo de configuração. Utilizado sem parâmetros exibe endereços de IP, máscara de seub-rede e gatewy. Exemplo:
· ipconfig [/? /all /release [adaptador] /renew [adaptador]]

Parâmetros:/all: Exibe informações detalhadas de IP para as placas de rede instaladas. Além do endereço IP, da máscara de sub-rede e do default gateway,são exibidos também os endereços dos servidores DHCP, WINS e DNS./release: Libera o endereço IP obtido para uma placa de rede através de um servidor DHCP. Se a placa de rede não for especificada, libera os endereços IP obtidos para todas as placas de rede do computador. /renew: Renova um endereço IP obtido para uma placa de através de um servidor DHCP. Se a placa de rede não for especificada, renova os endereços IP obtidos.
Adaptador: Especifica uma placa de rede na renovação ou liberação de um endereço IP obtido através de um servidor DHCP. Para saber os nomes associados às placas de rede, utilize o comando Ipconfig sem parâmetros.
/flusshdns: Esvazia e repõe o conteúdo da cache de resultado do cliente de DNS.
/redisterdns: Inicia o registro dinâmico manual dos nomes de DNS e endereços IP configurados num computador.

NBTSTAT
Exibe as estatísticas do protocolo NetBIOS através do TCP/IP, tabelas de nomes de NetBIOS para o computador local e para computadores remotos e a cache de nomes de NetBios. Exemplo:
· nbtstat [-a hostname] [-A endereço IP] [-c] [-n] [-R] [-r] [-RR] [-S] [-s] [intervalo] [-?]

Parâmentros:
-a: Exibe a tabela de nomes NetBIOS registrados em um computador (determinado pelo hostname). -A: Exibe a tabela de nomes NetBIOS registrados em um computador remoto (determinado pelo endereço IP). -c: Exibe a lista de nomes NetBIOS (e endereços IP) do cache NetBIOS do computador.
-C: Exibe a lista de nomes NetBIOS (e endereços IP) do cache NetBIOS do computador para cada placa de rede.
-n: Exibe os nomes NetBIOS e os serviços registrados no computador local.
-r: Exibe os nomes NetBIOS resolvidos através de WINS ou mensagens broadcast. -R: Recarrega o cache de nomes NetBIOS utilizando as entradas no arquivo LMHOSTS com o parâmetro #PRE.
-RR: Envia pacotes de liberação de nomes ao WINS e atualiza a lista de nomes. -s: Exibe as sessões TCP/IP estabelecidas no computador (usando nomes de host do arquivo HOSTS). –S: Exibe as sessões TCP/IP estabelecidas no computador (usando endereços IP).
Intervalo: Especifica o tempo (em segundos) de pausa intermediária para reexibir as informações selecionadas. Pressione Ctrl+C para interromper a exibição.

PING
Utilizado para testar a conexão com outro host. O Ping envia uma mensagem ao host remoto e aguarda uma resposta contendo a mesma mensagem (echo). Se essa resposta chegar, presume-se que o host esteja ligado ou funcionando. Exemplo:
· ping endereçoIP hostname [chaves]

Parâmetros:

-a: Realiza a resolução DNS reversa, informando o hostname do host. -n número: Define o número de comandos Ping que serão executados.
-l tamanho: Define o tamanho da mensagem utilizada no comando Ping (default=32 bytes).
-f: envia a mensagem sem fragmentá-la. -i ttl (Time To Live): Define o máximo número de hops pelos quais os pacotes podem passar (1-255).-j hosts: Rota de origem livre usando as entradas em hosts. -k hosts: Rota de origem restrita usando as entradas em hosts.
-r número: Registra a rota dos pacotes. Define quantos hops serão armazenados (máximo=9).-s número: Timestamp do número de hops especificado. -v TOS: Especifica o tipo de serviço a ser utilizado.
-t: Emite comandos Ping continuamente até ser interrompido. Normalmente Ctrl+C é utilizado para interromper. –w: Define o tempo máximo que o comando aguardará por uma resposta (timeout).

TELNET (Protocolo de Terminal Virtual)
É o protocolo Internet para estabelecer a conexão entre computadoreas. Através dessa conexão remota, pode-se e executar programas e comandos em outra máquina. Programas para Telnet:

· CommNet
· NetTerm
· NCSA Telnet

TRACERT
Verifica quantos e quais computadores os nossos dados passsam até chegar a um destino especifica. Exemplo:
· tracert google.com

Parâmetros:

-d: Não converte os endereços em nomes de host. -h: Número máximo de hops (TTL) para encontrar o destino. -j: Rota de origem livre com a listahops. -w: Timeout, ou tempo máximo para resposta (em milissegundos). destino: Nome do host de destino (ou endereço IP).

NETSTAT
Apresenta ligações TCP ativas, portas em que o computador está. Se for utilizado sem parâmetros, o netsat apresenta ligações TCP ativas. Exemplo:
· netstat[-a] [-e] [-n] [-o] [-pProtocolo] [-r] [-s] [intervalo]



Parâmetros:

-a: todas as ligações TCP ativas e as portas TCP e UDP em que o computador está
-e: estatísticas de ethernet, tais como o número de bytes e pacotes enviados e recebidos.
-n: mostra as ligações TCP ativas, embora os endereços e números de partas sejam expressas numericamente e não se tente determimar nomes.
-o: mostra ligações TCP ativas e inclui o ID do processo de cada ligação.
-p Protocolo: mostra as ligações para o protocolo especificado por Protocolo. O Protocolo pode ser tcp, udp, tcpv6 ou udpv6 e ip.
-s: apresenta estatísticas por protocolo.
-r: apresenta o conteúdo da tabela de encaminhamento IP.Intervalo: Volta a apresentar as informações selecionadas a cada Intervalo de segundos.

Nenhum comentário: